domingo, 31 de julho de 2011

Entretenimento no Orkut, dá certo ?



Desde a chegada do facebook ao Brasil, tenho usado meu orkut, muito menos, só pra me comunicar com pessoas que ainda não estão no facebook ou qualquer outra rede que eu uso. Isso normalmente uma vez por mês que entro, ou quando preciso entrar nas comunidades do Orkut, que muitas vezes tiram muitas dúvidas de tecnologia. Infelizmente o facebook, não tem um bom sistema de comunidade as "fan page" querendo ou não, não tem permitem que os usuários tenham uma mesma comunicação com quem publica, tanto que lá que pode publicar apenas são as pessoas que tem permissão. Um usuário não pode fazer que nem o Orkut, e criar um tópico por exemplo. 


O orkut depois da atualização dele pro "Novo Orkut" fiquei muito desmotivado o layout é ruim, mas isso tudo bem, pelo ou menos temos a opção de mudar para a "versão antiga". Só que o orkut está tendo se salvar com o "Orkut Ao Vivo" que é uma comunidade que tem transmissões entrevistando diversas celebridades, já estiveram Seu Jorge, Nicole Bahls, Marco Luque, Capital Inicial, Jota Quest e demais. Pelo que sei isso é exclusivo do Brasil, até porque mesmo o orkut é a rede social mais acessada aqui. Lá nos EUA, o facebook lidera, o orkut perde muitos usuários por lá, cada vez mais.




Esse todo investimento, aqui vai valer a pena ? Não. Posso ser muito antecedente, talvez por ser uma coisa nova. Mas eu já sei porque muitos não estão interessados nisso. Não são entrevistas que vão manter uma rede social viva, não é isso que o usuário quer. Tanto que desmotiva a pessoa a participar do que "Orkut ao vivo" é o fato se ela quiser mandar perguntas tem que se pelo twitter. Além de ajudar ao pessoal usar o twitter, eles podem perde usuário pro twitter. O próprio google deveria ver se ainda vale manter orkut, ainda mais agora com o Google+ mesmo ainda não estando pronto completamente, tem mais funções que o orkut, e tenho certeza que após sua abertura, ele será um ótimo concorrente com o facebook. O usuário precisa é de comunicação com seus amigos, nas comunidades ( quaisquer que seja ), aplicativos básicos. Apenas isso, o que ele precisa é de funções (sempre melhores, claro) pra estar conectado em uma rede social.


Curiosidade : Para termos uma ideia como o orkut está se desvalorizando. Ano passado a cada 3 anúncios exibidos na internet nos Estados Unidos, um deles era exibido no facebook.